Setembro é um mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e, por conseguinte, à prevenção ao suicídio. Com o slogan “Falar é a melhor Solução”, o “Setembro Amarelo” vem, ao longo dos últimos anos, esclarecendo a população quanto à importância dos diálogos sobre saúde mental, bem como promovendo ações que instruam como identificar e ajudar alguém que apresenta características de um possível comportamento depressivo ou suicida.
A campanha “Setembro Amarelo” teve origem nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles havia a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”.
A iniciativa deu origem a um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.
Em consequência dessa triste história, o laço amarelo foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio.
No Brasil, o “Setembro Amarelo” teve início em 2015, com o forte intuito de conscientização sobre o suicídio e, sobretudo, evitar o seu acontecimento.
Angela Carolina
Núcleo de Comunicação, Desenvolvimento e Tecnologias – NCDT