Sobre o Curso
O Curso Superior Tecnológico em Jogos Digitais é o primeiro a ser sediado em uma Universidade Pública Estadual, especificamente no Estado da Bahia. O curso tecnológico está vinculado ao Departamento de Ciências Exatas e da Terra no campus da cidade de Salvador (Bahia). Serão oferecidos, ao longo dos semestres, componentes curriculares que discutirão as questões relacionadas com o mercado de games no mundo, no Brasil e na Bahia, instrumentalizando-os para serem potenciais gestores de negócios. Disciplinas práticas que possibilitarão o planejamento de projetos e desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, o cursista terá noções de acessibilidade em jogos digitais, economia criativa e gerenciamento de projetos. Os eixos que estruturam os componentes curriculares se fundamentam em: Núcleo de Produção de Narrativas, Núcleo de Arte e design em jogos digitais e o Núcleo de Programação. Esses eixos percorrem e conectam as diferentes áreas multidisciplinares que permeiam e permitem uma formação mais ampla do graduado em jogos digitais. A entrada no Curso Superior Tecnológico em Jogos Digitais é através do SISU, possuindo ingresso Bianual (a cada dois anos).
Duração do curso: 6 (seis) semestres
Turno: Vespertino/Noturno.
Infraestrutura
Utilizaremos os laboratórios e salas localizadas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Jogos Virtuais (Comunidades Virtuais/UNEB) e laboratórios compartilhados com o Colegiado de Design, estando localizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador, Bahia. A infraestrutura fundamenta-se em duas partes: uma parte lógica, a qual corresponde ao conjunto de expertises e material humano envolvida no projeto, e softwares disponíveis, e uma parte física, que corresponde ao conjunto de hardwares correspondentes ao desenvolvimento do Jogo Digital proposto. A seguir enumeram-se as características das partes lógicas e físicas mencionadas acima:
Lógica:
A parte lógica é composta por uma equipe formada por professores e pesquisadores com distintas expertise com formações Jogos Digitais, Aprendizagem, Desenvolvimento de Jogos, Ensino à Distância, Artes Gráficas, Design e Programação. E softwares destinados à programação do Jogo Digital como o Engine Unity, softwares destinados a editoração gráfica como Photoshop, Illustrator, Blender e softwares de gestão de projeto.
Docentes
Estrutura Curricular
Representantes do Colegiado (27/06/2022 a 26/06/2024)
Áreas / Eixos Articuladores | Representante |
---|---|
Núcleo Complementar | Sérgio Roberto Brandão Fernandez |
Núcleo de Arte e Design de Jogos Digitais | Danilo Sérgio Campos Dias |
Núcleo de Produção de Narrativas | Luiz Adolfo de Paiva Andrade |
Núcleo de Programação | Murilo do Carmo Boratto |
Núcleo Suplementar | Tharcísio Vaz da Costa de Moraes |
Representantes do Corpo Discente (27/06/2022 a 26/06/2024)
Colegiado
Horário de Atendimento:
Segunda a sexta das 11h às 20h.
Contato
- (71) 3117-2296
- jogosdcet1@uneb.br