A Universidade do Estado da Bahia foi criada em 1983 pela Lei Delegada número 66/83, que substituiu a Superintendência de Ensino Superior da Bahia (SESEB), que compreendia o Centro de Educação Técnica da Bahia (CETEBA), a Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (FAMESF), a Faculdade de Formação de Professores de Alagoinhas (FFPA), a Faculdade de Formação de Professores de Jacobina (FFPJ), a Faculdade de Formação de Professores de Santo Antônio de Jesus (FFPSA), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité (FFCLC) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro (FFCLJ).

     O Decreto número 92.937, de 17 de julho de 1986, autorizou o funcionamento da UNEB de acordo com o parecer administrativo da Secretaria da Educação Superior. Decreto na 92.937, de 17 de julho de 1986. 

     Em Salvador, a Universidade do Estado da Bahia surge oriunda da Superintendência de Ensino Superior do Estado da Bahia (SESEB), composta pelos Centro de Educação Técnica da Bahia (CETEBA), Centro de Ciências da Saúde e dos Alimentos (CENCISA) e Faculdade de Educação do Estado da Bahia (FAEEBA). [1]

     O CETEBA em 1993 possuía os Cursos de: Ciências Contábeis, Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas, Desenho Industrial: Habilitações em Projeto de Produto e Programação Visual, Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo do Ensino de 2º Grau: Habilitações em Administração, Construção Civil, Eletricidade, Nutrição e Dietética, Química Aplicada.

     Em 1996 o Curso de Bacharelado em Urbanismo foi criado e em 1997 o curso de Bacharelado em Análise de Sistemas passaram a integrar o CETEBA.

     O Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I- Salvador, surge com a vigência do decreto Governamental número 7.223 de 20 de janeiro de 1998 que reestrutura a Universidade do Estado da Bahia em Departamentos.

     A Organização do DCET-I teve por base a divisão do CETEBA entre Departamento de Ciências Humanas e Departamento de Ciências Exatas e da Terra.

     Assim, em 1998 o DCET-I nasce se cosntituido com os cursos de Bacharelado em Engenharia de Produção Civil, oriundo do Curso de Licenciatura em Construção Civil; Licenciatura em Química, oriundo do Curso de Licenciatura em Química Aplicada, mantendo os Bacharelados: Desenho Industrial, Urbanismo e de Análise de Sistemas, todos oriundos do então extinto CETEBA.

Linha do tempo:


[1] Catálogo Geral de Cursos de Graduação 1992-1998. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD, Universidade do Estado da Bahia – UNEB.1993.